{authors}
Authors:
_Natália Almeida_
{authors}

Visão Geral


O acetato de etila é um líquido incolor com um cheiro similar ao da cola ou do esmalte de unha. Ele é usado como um solvente industrial.

 


Fatos Gerais

Informações Físicas

Nome: Acetato de Etila

Sinônimos: Éster etílico, acetato de etila, éster acético, éster de etanol, éster acético de etila, acetoxietano, nafta de vinagre, acetidina, éster acético

Fórmula Química: CH3CH2OC(O)CH3

Emprego: Solvente Industrial

Ponto de Fusão (°C): -83.6

Ponto de Ebulição (°C): 77.1

Fonte: Sintetizado quimicamente

Ingestão diária recomendada: não

Absorção: dérmica, inalação, ingestão

Pessoas sensíveis: Trabalhadores, consumidores que vivem em contato.

 

Estrutura Química 

 


Descrição Química


O acetato de etila é um líquido incolor inflamável com um odor frutado (#OSHA).

Emprego


É utilizado como solvente para reações químicas. No Brasil, é autorizado o uso como solvente para obtenção de extratos naturais (RDC Nº 2, DE 15 DE JANEIRO DE 2007). Por causa de seu odor é usado frequentemente nos cosméticos e seu cheiro é associado com esmaltes de unhas. Além disso, é usado em produtos de confeitaria, perfumes e frutas, porque evapora a uma taxa rápida, deixando apenas a essência do perfume na pele.Também está presente em vinhos(#NPI).

É um veneno eficaz para uso por profissionais que precisam coletar insetos, pois seu vapor é irritante para o trato respiratório desses animais, podendo levá-los a morte rapidamente sem destruí-los, deixando-os intactos para estudo.


Efeitos na Saúde


A exposição a curto prazo a níveis elevados resulta em primeiro lugar na irritação dos olhos, nariz e garganta, seguida por dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência e inconsciência. Concentrações muito altas podem causar estupor, mas é relativamente atóxico (#EPA, 2007). Exposições prolongadas podem causar turvação do olho, danos aos pulmões e problemas cardíacos, renais e hepáticos (#NPI). Suas propriedades cancerígenas não são conhecidas.


Efeitos Ambientais


O acetato de etila está presente no ambiente através de evaporação e é um produto químico orgânico volátil (VOC) (link em inglês).

Links Externos


Referências


Australian Government Department of the Environment and Water Resources. "Ethyl Acetate Fact Sheet". Accessed 6-28-07.


Occupational and Safety and Health Administration. [OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH GUIDELINE FOR ETHYL ACETATE|http://www.osha.gov/SLTC/healthguidelines/ethylacetate/recognition.html.


Tradução realizada por: Adriana Melo
Link para a página em inglês: Ethyl Acetate