Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Ácido Dicloroacético

Visão Geral


O ácido dicloroacético (DCA), também conhecido como ácido dicloroetanóico, é um análogo do ácido acético no qual dois dos três átomos de hidrogênio do grupo metil foram substituídos por átomos de cloro. É preparado pela redução de ácido tricloroacético.

Fatos Gerais

 

Informações Físicas

Nome: Ácido Dicloroacético (DCA)

Emprego: terapêutico

Fonte: Sintetizado quimicamente

Ingestão diária recomendada: nenhuma

Absorção: dérmica, inalação, ingestão

Estrutura Química


Estrutura retirada de cheric.org

Descrição Química


O Ácido dicloroacético (DCA) é um líquido incolor com um aroma pungente que se decompõe quando aquecido e produz subprodutos tóxicos, incluindo cloreto de hidrogênio. É altamente ácido, reage fortemente com bases e não é combustível.

Emprego e Benefícios


É utilizado terapeuticamente para deter a produção de ácido lático a fim de tratar a acidose lática, foi utilizado clinicamente em crianças e foi considerado bem aceito. Também está sendo investigado como um possível tratamento do câncer.

Efeitos na Saúde


Os efeitos para a saúde da DCA estão listados na tabela abaixo. Estes sintomas e tratamentos são o resultado de certas exposições e os efeitos cancerígenos estão mais abaixo.

 

Rota de Exposição

Sintomas

Prevenção

Primeiros Socorros

Inalação

Sensação de queimação, dor de garganta, tosse, respiração pesada/falta de ar

Proteção respiratória (ou seja, máscara) ventilação adequada e ao ar livre durante o manuseio de ciclo-hexanol

Ar fresco e descanso. Se os sintomas persistirem, contate a equipe médica.

Pele/Dérmica

Pele seca e vermelhidão localizada

Luvas e vestuário de proteção

Remova a roupa contaminada e lave as áreas afetadas. Consultar as autoridades médicas

Olhos

Vermelhidão e dor

Use proteção ocular ao trabalhar com ciclohexanol

Enxágue com água, consulte as autoridades médicas

Ingestão

Dor abdominal, diarreia, tosse, tonturas, náuseas

Não coma, beba ou fume ao manusear o ciclohexanol

Lavar a boca e consultar as autoridades médicas

 

Usos Contra o Câncer


Testes realizados na Universidade de Alberta, Canadá descobriram que DCA matou células cancerígenas de pulmão, mama e cérebro, mas não células saudáveis  (#Coghlan, 2007). Adicionalmente, tumores em ratos encolheram substancialmente quando tratados com DCA.

As razões para esta reação são destacadas por #Coghlin no New Scientist:

"O DCA ataca uma característica única das células cancerosas: o fato de elas fazerem sua energia em todo o corpo principal da célula, em vez de organelas distintas chamadas mitocôndrias. Este processo, chamado glicólise, é ineficiente e usa grandes quantidades de açúcar".

"Até agora, tinha sido assumido que as células de câncer utilizavam glicólise porque suas mitocôndrias foram irreparavelmente danificadas. Mas os experimentos de Michelakis provaram que não é o caso, porque DCA “ressuscitou” as mitocôndrias em células cancerígenas. As células depois murcharam e morreram (Cancer Cell, DOI:10.1016/j.ccr.2006.10.020)."

Michelakis sugere que a mudança para a glicólise como fonte de energia ocorre quando as células no meio de um nódulo anormal, mas benigno, não recebem oxigênio suficiente para que suas mitocôndrias funcionem corretamente (veja o diagrama). A fim de sobreviver, elas desligam suas mitocôndrias e começam a produzir energia através da glicólise.

"Crucialmente, porém, as mitocôndrias fazem outro trabalho nas células: ativam a apoptose, o processo pelo qual as células anormais se autodestroem. Quando as células inativam a mitocôndria, tornam-se "imortais", sobrevivendo além das outras células no tumor e tornando-se assim dominante. Uma vez despertadas pela DCA, as mitocôndrias reativam a apoptose e ordenam a morte das células anormais."

Essas descobertas, porém, são contestadas. Ver Opinion by Ken Lichtenfeld, MD.

Efeitos Ambientais


É nocivo para os organismos aquáticos.

Links Externos


Safety Tips for Dichloroacetic Acid

 Dichloracetic Acid em Wikipedia.

 International OSHA - Dichloroacetic Acid

Referências


Ken Lichtnefeld, MD, "DCA: Cancer Breakthrough or Urban Legend?" - An Opinion. From ABC News Online. February, 5, 2007. Accessed 5-14-07.

Andy Coghlin. "Cheap, 'Safe' Drug Kills Most Cancers". NewsScientist.com, February 21, 2007. Accessed on 5-15-07.

 

-

Tradução realizada por: Adriana Melo

Link para a página em inglês: Dichloroacetic Acid

  • No labels