Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Dieldrin (PT-BR)

Visão Geral


Dieldrin é um inseticida organoclorado, estruturalmente muito semelhante ao Aldrin. O Aldrin é rapidamente transformado em Dieldrin um vez que entra em contado com a atmosfera. O inseticida foi utilizado nos Estados Unidos entre os anos de 1950 e 1970 em plantações de milho e algodão; seu uso generalizado foi interrompido em 1974. É um contaminante ambiental persistente e já foi encontrado na maioria das bacias hidrográficas, solo e gordura animal, embora os níveis detectados tenham diminuído desde sua interrupção.

Informações Físicas

Nome: Dieldrin

Uso: inseticida

Fonte: síntese química

Ingestão Diária Recomendada: zero

Absorção: dérmica, oral e inalatória

Indivíduos Sensíveis: trabalhadores

Fatores Regulatórios: uso interrompido

Ambiente: contaminante persistente

 

Descrição Química


O Dieldrin puro é um pó branco com odor suave, por sua vez, o de grau técnico é um pó mais escuro. Nenhum dos dois é solúvel em água.

Farmacologia e Metabolismo


O Dieldrin é rapidamente absorvido por inalação, ingestão ou através da pele. Uma vez absorvido, a maior parte é metabolizada e excretada nas fezes e o resto é armazenado nos adipócitos. Pode levar várias semanas ou até anos até que todo o Dieldrin seja eliminado, desde que não haja reexposição.

Usos


O Dieldrin foi amplamente utilizado de 1950 a 1970 como inseticida em cultivos de milho e algodão. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos cancelou todos os seus usos em 1974; exceto para o controle de cupins, mas a indústria cancelou seu uso voluntariamente em 1987. No Brasil, seu uso foi proibido em 2010 pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) devido às características genotóxicas, neurotóxicas, imunotóxicas e que provocam toxicidade endócrina ou hormonal e reprodutiva e sobre o desenvolvimento embriofetal.

Efeitos na Saúde


As pessoas expostas a grandes quantidades de Dieldrin, independente da via, apresentaram convulsões e morte. A exposição crônica a níveis baixos e moderados deste inseticida aparenta causar dor de cabeça, tontura, irritabilidade, vômitos e movimentos musculares descontrolados. Os trabalhadores que apresentam esses sintomas se recuperam rapidamente da maioria deles quando a fonte de exposição é removida.

Efeitos no Ambiente


O dieldrin é um contaminante ambiental persistente, adere fortemente ao solo, é bioacumulativo e pode ser encontrado na maioria das bacias hidrográficas devido ao seu escoamento, sendo a maior parte desse composto encontrado no fundo de lagos, lagoas e riachos, além de também ser encontrado armazenado na gordura animal.

Links Externos


Referências Bibliográficas


RDC nº28, de 9 de Agosto de 2010, ANVISA

 

-

Tradução realizada por: Jayanaraian Ferreira Martins

Link para a página em inglês: Dieldrin

  • No labels