Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Peste Negra (PT-BR)

Visão Geral


A Peste Negra, também conhecida como peste bubônica, é uma doença bacteriana transmitida por roedores que dizimou cerca de um terço da população da Europa no século XIV.

História


A Peste Negra, também chamada de Peste Bubônica ou Morte Negra, foi uma pandemia devastadora. A doença atingiu, primeiramente, a Europa em meados do século XIV e matou cerca de 25 milhões de pessoas, o que representava cerca de um terço de toda a população. Depois de chegar da China em navios mercantes italianos, a peste negra espalhou-se em uma velocidade surpreendente, muitas vezes, matando pessoas em questão de horas. A doença propagou-se a partir de pulgas de ratos para os seres humanos, causando febre alta, inchaço doloroso dos gânglios linfáticos (chamados ínguas) e manchas.

A praga, porém, não se limitou à Europa; ocorreram casos em toda Ásia e, também, Oriente Médio.

Alguns problemas sociais existentes na região podem ter agravado a devastação da praga, já que o mundo havia acabado de entrar na "Pequena Idade do Gelo", o que diminui drasticamente o alimento disponível, alastrando a fome e afetando os sistemas biológicos de defesa dos seres humanos resultando em enfraquecimento severo.

Referências e Links Externos


Black Death - Middleages.net (texto em inglês)

Peste Negra - Wikipedia

Tradução realizada por: Luiz Felipe Moennich Araújo Benício

Link para a página em inglês: Black Death

  • No labels