Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Cleópatra (PT-BR)

Visão Geral


Cleópatra foi a última rainha do Egito, ganhando destaque por ter sido uma grande negociante, estrategista militar, com conhecimentos em filosofia, literatura e nas artes gregas, além da sua beleza ter sido descrita em diversas obras. Governou através de uma combinação de poder e uniões, casando-se com os líderes romanos Caio Júlio César e Marco Antônio. O famoso caso do Suicídio de Cleópatra possui diversas versões, umas apontando suicídio por meio de uma picada intencional de uma Naja Egípcia, membro da família Elapidae, outras apontando como morte por envenenamento de uma mistura de acônito - uma planta tóxica -, cicuta e ópio, dado por homens do exército inimigo, após perder a guerra contra Otaviano (12 de Agosto ou 30, aC 30).

Perspectiva Toxicológica


Cleópatra conduziu numerosos experimentos com venenos, tanto de origem vegetal e animal, a fim de avaliar seus efeitos, letalidade, dosagens e a intensidade do sofrimento que acompanhava essas toxinas. Os testes eram realizados em homens de maneira forçada, frequentemente em frente ao seu segundo marido, Marco Antônio, e convidados.

Considerada sádica em seu uso, criou-se um clima de desconfiança e medo entre Cleópatra e Marco Antônio, como pode ser notado nesta citação do Projeto Baldwin (link em inglês):

"Marco Antônio não estava totalmente à vontade, no entanto, durante o andamento dessas experiências terríveis. Sua afeição tola e infantil com Cleópatra foi sendo misturada com ciúme, suspeita e desconfiança; e ele estava com tanto medo que Cleópatra poderia secretamente envenená-lo que jamais iria consumir qualquer alimento ou vinho sem exigir que a esposa o fizesse antes dele. Finalmente, um dia, Cleópatra fez com que as pétalas de algumas flores fossem envenenadas e depois as entrelaçou na grinalda que Marco Antônio iria usar mais tarde no jantar. No meio do banquete, ela tirou as pétalas das flores de sua própria grinalda e as colocou de brincadeira em seu vinho, e, em seguida, propôs que o marido devesse fazer o mesmo com suas pétalas para que então bebessem o vinho com a cor e o perfume das flores. Marco Antônio concordou com a proposta ingenuamente e quando estava prestes a beber o vinho, ela segurou a mão do marido e disse-lhe que o vinho estava, agora, envenenado. 'Você vê agora?', disse ela, 'Como é inútil lutar contra mim? Se fosse possível para mim viver sem você, como seria fácil encontrar formas e meios para matá-lo?'.
Então, para provar que suas palavras eram verdadeiras, ordenou a um dos criados que bebesse o vinho de Marco Antônio. O servo assim o fez, e morreu em um piscar de olhos, em uma terrível agonia."

A morte de Cleópatra possui algumas versões, entretanto a mais recente afirma que Cleópatra havia combinado com Marco Antônio que os dois deveriam se matar caso perdessem a guerra contra Otaviano. Porém após os seus exércitos terem sido vencidos, apenas Marco Antônio se matou com uma espada. Cleópatra foi presa pelos homens de Otaviano, porém dias depois ela tomou um veneno a base acônito, uma planta tóxica, cicuta e ópio. A cobra que a teria picado é relatada em outras versões, contudo é considerada uma invenção, fruto da "conveniência metafórica" - o animal era símbolo do poder dos faraós.

Biografia


Cleópatra, que descende diretamente de um dos generais de Alexandre, o Grande, era uma co-governante do Egito com seu pai e dois de seus irmãos, e, mais tarde, depois do assassinato de seu primeiro marido César, casou-se com Marco Antônio. Ela teve três filhos, um do primeiro casamento e dois do segundo. A rainha governou até o rival de Marco Antônio, Otaviano, trazer o poder de Roma contra o Egito.

Referências

O Projeto Baldwin sobre Cleópatra. (link em inglês)

Links externos


Cleópatra - Wikipédia 

Tradução realizada por: Breno Ferreira Rocha Lima

Link para a página em inglês: Cleopatra

  • No labels