Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Visão Geral


 

Mitrídates VI, também conhecido como Mitrídates, o Grande, era o Rei de Pontus na Ásia Menor entre 120 a.C. a 63 a.C. O ambicioso Mitrídates iniciou três guerras, chamadas de Guerras Mitridáticas. Todas foram contra Roma e seus grandes generais romanos Sulla, Lucullus, e Pompeu, o Grande, revelando-se como um dos seus adversários mais competentes dos romanos.
Destaca-se na história da toxicologia por ter se protegido contra toxinas desde jovem, por tomar, aos poucos, quantidades crescentes de veneno, até chegar ao ponto em que ele se sentia capaz de tolerar doses letais. Essa experimentação depois produziu um antídoto universal, seu Antidotum Mithridaticum, que consistia em vários ingredientes. Há rumores de que, quando Mitrídates foi finalmente derrotado por Pompeu na Terceira Guerra Mitridática, o ousado rei asiático tentou o suicídio por envenenamento, mas falhou devido a sua imunidade acumulada a venenos e foi forçado a fazer um dos seus servos matá-lo com uma espada. O Antidotum Mithridaticum foi usado nos próximos 1900 anos sob o nome teriaga.

Perspectiva Toxicológica


Mitrídates testou continuamente pequenas quantidades de diferentes toxinas na esperança de adquirir imunidade que lhe permitisse resistir a tentativas de assassinato. Sua experiência também o levou a construir um antídoto universal, Mithridaticum Antidotum (antídoto de Mitrídates) que foi usado extensivamente por centenas de anos.

Biografia


Mitrídates, também conhecido como Mitrídates, o Grande, perdeu o pai Mitrídates V ainda quando era uma criança. Sua mãe governou durante toda a sua infância, mas ela acabou deposta e presa por seu próprio filho que, ao mesmo tempo, matou vários irmãos para consolidar seu poder. Ele conduziu inúmeras batalhas contra Roma, fazendo com que a guerras contra os romanos fosse inevitável.

Foi o responsável por três guerras separadas entre 88 a.C. a 65 a.C. Por pouco não foi derrotado na primeira guerra por Lúcio Cornélio Sulla, porém o general romano teve que retornar a Roma para resolver problemas mais urgentes - no caso, a marcha de Marius para invadir Roma. Logo, Roma teve que enviar mais dois eficientes generais, primeiro Lúculo e depois Pompeu, o Grande. Este último revelou-se um excelente general e finalmente derrotou Mitrídates, que é considerado um dos maiores inimigos que o Império romano teve.

Quando finalmente foi derrotado, tentou suicídio por meio da ingestão de um veneno, porém alega-se que sua tentativa não foi bem sucedida pois havia adquirido imunidade às doses letais.

Referências


Mithradates the Great (em inglês)
Mitrídates VI - Wikipédia

Tradução realizada por: Breno Ferreira Rocha Lima

Link para a página em inglês: Mithridates VI

  • No labels