Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Hipócrates (PT-BR)

Visão Geral


Hipócrates, médico grego, (460-377 a.C.), foi apelidado de "o pai da medicina" e é considerado por muitos uma das figuras que mais se destacam no campo medicinal. Seus escritos rejeitaram a superstição da medicina primitiva e formaram a base para que este campo fosse considerado um ramo da ciência. 

Hipócrates acreditava que o corpo deve ser tratado como um todo e não apenas uma série de partes. Ele descreveu precisamente muitos sintomas de doenças e foi o primeiro médico a registrar, com precisão, os sintomas da pneumonia e da epilepsia em crianças.

Ele acreditava no processo de cura natural pelo descanso, uma boa dieta, o ar fresco e limpeza. Também observou que há diferenças individuais na severidade dos sintomas de uma doença e que alguns indivíduos são mais capazes de lidar com sua doença do que outros. Foi o primeiro médico defensor da crença que pensamentos, ideias e sentimentos vêm do cérebro e não do coração como outros naquele tempo acreditavam.

Ainda hoje, o Juramento de Hipócrates é feito por médicos e refere-se à prática ética na medicina.

Perspectiva Toxicológica


Hipócrates observou o efeito dos alimentos, do trabalho, e especialmente, do clima na causa de doenças. Um de seus livros, De aëre, aquis et locis (Ar, Águas e Locais), é a primeira obra sobre a ecologia humana.

Biografia


Em um único trecho de informação biográfica, historiadores concordam que Hipócrates foi real e viveu em torno de 460 a.C. Na Ilha de Kos. Supõe-se que ele viajava com frequência e que seu pai exercia papel de médico também.

A Filosofia hipocrática foi a primeira investigação sobre a anatomia e fisiologia humana na Grécia Antiga. Sua ideologia se concentrou no prognóstico, ao invés do diagnóstico, e rejeitou muitos dos elementos místicos aceitos como causa de doenças, como por exemplo as enfermidades serem causadas por castigo dos deuses. Ele acreditava que outros fatores como a dieta, idade e condições ambientais eram os originadores desses problemas.

Links externos


Hipócrates - Wikipédia

Hipócrates - Science World (em inglês)

Tradução realizada por: Breno Ferreira Rocha Lima

Link para a página em inglês: Hippocrates

  • No labels