Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Pedro de Abano

Visão Geral


Pedro de Abano foi um médico italiano, filósofo e astrólogo, bem conhecido por suas habilidades médicas e por seu trabalho escolar. Ele traduziu Hipócrates, Galeno e muitos outros textos médicos da Grécia Clássica para o latim. Sua principal obra, o Conciliator differentiarum (Reconciliadores das Diferenças entre Filósofos e Médicos) representa a sua tentativa de responder a questões médicas através de uma síntese de autoridades gregas, árabes, judaicas e latinas, incluindo Aristóteles, Avicena, Averróis. A xilogravura exibindo o abdômen é a primeira dissecção muscular de corpo inteiro ilustrada.

Biografia


Pedro de Abano viveu na Grécia por um período de tempo antes de mudar-se e iniciar seus estudos por um longo tempo em Constantinopla (entre 1270 e 1290). Por volta de 1300, ele se mudou para Paris, onde foi promovido a doutor em filosofia e medicina, práticas nas quais ele foi muito bem sucedido, mas seus honorários eram muito altos. Em Paris, Pedro ficou conhecido como "o Grande Lombard". Ele estabeleceu-se em Pádua, onde ganhou uma reputação como médico e também como astrólogo, sendo acusado de praticar magia: as acusações específicas eram de que ele, com a ajuda do diabo, conseguiu de volta todo o dinheiro que gastou, e que possuía a pedra filosofal.

Ele levou suas investigações às ciências ocultas da natureza, até que, depois de ter conseguido várias provas por seus escritos relativos à fisionomia, geomancia e quiromancia, mudou-se para o estudo da filosofia, física e astrologia. O estudo provou ser tão vantajoso para ele que o apresentou a todos os papas de sua época, lhe concedendo uma reputação entre os acadêmicos. De Abano destacou-se por ser um grande mestre da Astronomia, realizando não só pinturas astronômicas no grande salão do palácio de Pádua, mas também tantas traduções de livros quanto o rabino mais instruído da época nessa área, Abraham Aben Ezra.

Referências


Pietro d'Abano - Wikipedia (Português)

Pietro d'Abano - Wikipedia (Inglês)

Tradução realizada por: Luiz Felipe Moennich Araújo Benício

Link para a página em inglês: Pietro de' Abano

  • No labels