Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Dimetoato

Fatos

 

Características físicas

Nome: Dimetoato

Uso: inseticida

Fonte: química sintética

Ingestão diária recomendada: nenhuma

Absorção: dérmica, inalação

Indivíduos afetados: trabalhadores

Toxicidade/sintomas: moderadamente tóxico

 

Estrutura química



Estrutura recuperada de PAN.

Visão Geral


O dimetoato é um inseticida organofosforado amplamente utilizado para matar insetos por contato. Foi usado pela primeira vez na década de 1960, depois de ter sido patenteado pela American Cyanamid. É moderadamente tóxico para os trabalhadores, embora haja pouca preocupação com a ingestão acidental.

Usos


O dimetoato é um inseticida organofosforado usado para matar ácaros e pulgões entre outros insetos e é aplicado em cítricos, algodão, frutas, azeitonas, batatas, chá, tabaco e vegetais. Também é usado contra moscas em jardins domésticos e na pecuária.

Nos Estados Unidos, existem 166 rótulos aprovados (9). Seus nomes comerciais incluem Afidox (produzido por Lucava), Cekutoate (Cequisa), Perfekthion (BASF), Rogor (Isagro), Dimezyl (Agriphar), Hilthioate (Hindustan) e Teeka (Nagarjuna Agrichem). O grande número de produtores e produtos reflete o fato de ser um dos inseticidas mais utilizados na agricultura. Em 1998, havia, globalmente, 16.250 toneladas métricas de vendas com um valor de US$180 milhões (11).

Efeitos na Saúde


A população como um todo geralmente não está sujeita à exposição ao dimetoato a partir do ar, da água ou dos alimentos (21); No entanto, a exposição ocupacional pode ocorrer durante sua manufatura, formulação e utilização. Isto ocorre principalmente por inalação e absorção dérmica, embora a exposição ocupacional possa ocorrer por acidente ou como resultado de manipulação incorreta.

Toxicidade Aguda

Os sintomas de intoxicação aguda por dimetoato são comuns aos outros organofosfatos e giram em torno da inibição da colinesterase. Não é considerado tão tóxico quanto muitos outros da mesma classe.

Toxicidade Crônica

Os efeitos crônicos resultam em alguns dos mesmos sintomas que os efeitos agudos. Não houve evidência suficiente de efeitos teratogênicos, carcinogênicos ou reprodutivos em seres humanos para declarar qualquer coisa definitivamente, mas pode ter efeitos negativos em todas as três categorias listadas acima. Estudos em ratos e camundongos demonstraram alguns efeitos negativos reprodutivos e carcinogênicos.

Efeitos Ambientais


O dimetoato é altamente móvel no solo, sendo rotulado como um inseticida de classe II moderadamente tóxico, um pouco persistente, e não é frequentemente encontrado em grandes quantidades na água. No entanto, é altamente tóxico para as abelhas, moderadamente a altamente tóxico para as aves e moderadamente tóxico para os organismos aquáticos.

No Brasil


Para obter o registro no Brasil, o agrotóxico deve passar pela avaliação de três órgãos do governo federal: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) (PORTAL ANVISA).

Em 1985, o Secretário Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde designou a Divisão Nacional de Vigilância Sanitária de Alimentos - DINAL - como responsável pela elaboração da relação de substâncias com ação tóxica sobre animais ou plantas, cujo registro pode ser autorizado no brasil, em atividades agropecuárias e em produtos domissanitários, incluindo, nessa lista, o dimetoato (AGROFIT, ABC).

Links Externos


PANA on dimethoate.

Dimethoate on Wikipedia.

Link para texto em inglês: Dimethoate

Referências


EPA EFED Dimethoate Team. "Reregistration Eligibility Document on Dimethoate". January 23, 1998. Accessed 5-22-07.

Extension Toxicology Network. Pesticide Information Profiles - Dimethoate. Accessed 5-22-07.

Pesticides Action Network. Dimethoate Fact Sheet. Accessed 5-22-07.

ABC acessado 04/06/2017

PORTAL ANVISA acessado em 04/06/2017

AGROFIT acessado em 04/06/2017.

Tradução feita por: Natália Almeida

  • No labels