Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Conselho dos Dez

Visão Geral


O Conselho dos Dez, ou simplesmente os Dez, foi um órgão oficial do governo da República de Veneza entre 1310 a 1797, concebido como uma resposta temporária à revolta liderada por Bajamonte Tiepolo. Foram concedido ao órgão poderes de emergência, porém, o período pré-estabelecido de dois meses para sua existência se estendeu até que se tornou um conselho permanente em 1334.
As suas atribuições eram principalmente na manutenção da segurança da República e preservar o governo de golpes de estado ou corrupção. No entanto, seu pequeno tamanho e grande capacidade de tomar decisões, rapidamente levou o conselho a tratar de assuntos mais mundanos e, por volta de 1457, possuíam autoridade quase ilimitada sobre todos os assuntos governamentais. Em particular, se destacaram os serviços diplomáticos e de inteligência prestados em Veneza, efetuando controles diplomáticos e legislativos. Apesar de alguns atos serem secretos, o conselho era bem visto pela população em geral, mesmo com os boatos (que depois vieram a ser confirmados) de mortes por disputas políticas. Para manter seu poder, muitas vezes usavam métodos como o envenenamento para matar figuras ameaçadoras e controversas.
Na segunda metade do século XVII, o poder do Conselhos dos Dez começou a declinar. Enquanto este mantinha a sua autoridade formal, tornou-se cada vez mais incapaz de prevenir a corrupção, tanto dentro das suas próprias filiais como dentro da República em geral. Por volta do século XVIII, o papel dos Dez foi em grande parte limitada a suprimir o pequeno golpe de estado de Barnabotti e, em 1797, o Conselho foi encerrado após a queda da República.

Links Externos


Conselho dos Dez - Wikipedia

Tradução realizada por: Luiz Felipe Moennich Araújo Benício

Link para a página em inglês: The Council of Ten

 

  • No labels