Breaking News

Error rendering macro 'rss' : java.io.IOException: Failed to recover from an exception: http://environmentalhealthnews.org/archives_rss.jsp?sm=&tn=1title%2Clede%2Cdescription%2Ctext%2Csubject%2Cpublishername%2Ccoverage%2Creporter&tv=toxicology&ss=1

Ciclohexano

Visão Geral


O ciclohexano (C6H12) é um químico natural que também pode ser sintetizado artificialmente e é usado, principalmente, como solvente e parte do processo de obtenção do nylon. É levemente irritante aos olhos e a pele, e a exposição a grandes doses de forma aguda pode afetar o sistema nervoso.

 

 

Fatos Gerais

Nome: ciclohexano

Fórmula química: C6H12

Massa molar: 84,16 g/mol

Uso principal: solvente

Toxicidade: levemente tóxico

Absorção: inalação e dérmica

Fonte(s): natural e sintética

Dose diária recomendada: nenhuma

 

Descrição Química


O ciclohexano é um hidrocarboneto líquido, incolor, apolar e inflamável. É encontrado no petróleo bruto, gases vulcânicos e fumaça de cigarro. Na indústria é produzido pela hidrogenação do benzeno. Embora seja representado na sua forma planar como um hexágono, a conformação tridimensional mais comum e estável do ciclohexano é a “conformação cadeira”.


Ciclohexano ilustrado em sua forma planar à esquerda e em sua conformação “cadeira” à direita.


Usos


O ciclohexano é um produto muito utilizado, sendo fabricado mais de 450 toneladas só nos Estados Unidos. Seu principal uso é no processo de fabricação do nylon, onde é convertido em ácido adípico e caprolactama, precursores desse polímero.[1] Também é utilizado como solvente em várias indústrias, na fabricação de borracha e verniz. Antigamente era usado em certos pesticidas.


Saúde


O ciclohexano é levemente irritante aos olhos e pode causar inconsciência se inalado em grandes quantidades, além de cefaléia, letargia, tremores e convulsão. Sua toxicidade a longo prazo é considerada muito baixa pela Agência de Proteção Ambiental norte-americana.

Meio Ambiente


O ciclohexano é liberado no meio ambiente pelo ar, como poluente vindo de indústrias. Quando se condensa, por não se ligar bem ao solo, chega aos lençóis freáticos. Também contribui na formação de smog fotoquímico, nome dado a poluição do ar observada quando óxido nítrico e compostos orgânicos voláteis presentes no ar reagem entre si quando expostos ao sol, resultando numa névoa ou fumaça acinzentada. É comum observar esse fenômeno em cidades populosas e regiões industriais.

Precauções


Deve-se evitar a exposição ao ciclohexano. No caso de contato com a pele ou olhos deve-se lavar o local afetado com água imediatamente. Se ingerido ou inalado deve-se procurar ajuda médica imediata.

Links Externos


Referências


Traduzido por: Ariel Moura Maia
Link para a página em inglês: Cyclohexane
  • No labels